sábado, 21 de julho de 2012

Maratona de férias: Dia 8 - Bisavó de 99 anos viciada em famicon

[...]não retornou à ilha para seguir o legado de suas mães.
Isso acarretou na diminuição significativa dessa forma primitiva e tradicional de ganhar a vida. Hoje em dia, o número de Haenyo mal chegam a 5 mil, onde cerca de dois terços possuem entre 50 a 60 anos de idade. Muitas dessas mulheres são viúvas e ainda trabalham cerca de 5 horas por dia como mergulhadoras, pois assumem que esse é um estilo de vida (e renda), que não é fácil de largar.

As haenyo não usam tanques de oxigênio, pois dizem que essa aparelhagem atrapalha a performance do mergulho, que pode chegar até 60 metros de profundidade. Conseguem com facilidade prender a respiração por vários minutos, até colherem suas recompensas no fundo do mar. Essas mulheres se tornaram heroínas do movimento de resistência coreana, pois mesmo durante a ocupação japonesa na Segunda Guerra Mundial, elas continuaram com essa atividade.
O crescimento do turismo e do comércio no continente também contribuiu para que as novas gerações optassem por uma carreira em terra firme com menos exigência física. O turismo também ajudou a aumentar as perspectivas de emprego dos homens locais, cujos rendimentos estão agora em pé de igualdade ou até maior do que as mergulhadoras.

Tudo indica que esse estilo de vida irá desaparecer totalmente daqui uma geração ou duas, o que é uma pena, pois é incrível ver elas se reunindo no litoral, entoando canções de amor, vestidas com suas roupas de mergulho e entrando no mar, assim como sempre fizeram suas mães e avós. A tradição pode passar, mas a simplicidade e a força de vontade que demonstram essas guerreiras do mar, vai ficar para todo o sempre.


Oi genteee! Como este é o último dia, vai ser o único que vai ter a matéria inteira. Puxaa, como a semana passou rááápidoo!!
Mas fiquem coma última matéria: Dia 8:Bisavó de 99 anos viciada em famicon


Umeji Narisawa possui quase um século de vida e é o que consideramos de uma bisavó bem moderninha. Seu hobby preferido é passar várias horas por dia jogando vídeo game.

Ela até apareceu na TV japonesa, sendo entrevistada por um repórter da TV Nanikore. O repórter foi à casa de Narisawa em Sendai, no Japão. Segundo a simpática vovó, o hábito de jogar video game começou a quase 26 anos atrás, por influência dos seus netos que jogavam Famicon. Ela achou que poderia ser interessante tentar aprender a jogar e desde então, não parou mais.
Seu jogo preferido é o Bomberman e ela já chegou nos 50 níveis muitas vezes. O vício em jogar este jogo todos os dias vêm lhe trazendo muitos benefícios. Os quebras cabeças do jogo ajuda a manter o cérebro sempre ativo e o manuseio dos dedos no controle remoto mantêm as articulações saudáveis, protegendo-a contra artrites e reumatismos.
Segundo Narisawa, graças ao video game, ela ainda é capaz até de enfiar um fio de linha em uma agulha com facilidade. Já era o tempo em que as vovós ficavam tricotando.
Veja a reportagem da simpática velhinha que apareceu na TV japonesa:



Beijos
 Mani,
 e até breve, pois postarei os CMC's,
Gostaram??
Bjos
Fui

Nenhum comentário:

Postar um comentário