sexta-feira, 11 de maio de 2012

Coisas muitas coisas... [23] - Versão Mani

Oieee, volteeii!!!
Acabooooo Acabooooou
tá eu sei que tem prova durante mais 2 trimestres, mas o 1° já foi!!
Temas:
A beleza de um vício feio
Fotografias de perspectivas forçadas
A moda de tirar fotos sem cabeça
Arte de rua - Exército de lego em 3D
Perucas de vegetais


A BELEZA DE UM VÍCIO FEIO:



A fotógrafa belga, originária de Bruxelas, Frieke Janssens, criou uma série em que intitulou de “A beleza de um vício feio”. São fotos perturbadoras de crianças fumando charutos, cachimbos e cigarros, as quais se mistura a inocência e a beleza das crianças ao hábito feio que é o tabagismo. As imagens são surrealistas, melancólicas e teatrais, que mostram a contradição entre o insalubre cigarro e a atração imensa em se fumar.


Frieke teve a idéia depois de ver um vídeo do YouTube, no qual um menino indonésio de dois anos de idade fuma até 40 cigarros por dia. A notícia sobre esse menino chocou o mundo, especialmente pela cultura singular na Indonésia, que vê como normal o hábito de fumar assim na tenra idade.
O ensaio fotográfico polêmico também assustou muitas pessoas, mas segundo a fotógrafa, foi uma forma de protestar e colocar as pessoas para pensarem. Ela disse cansou de ver os adultos fumantes serem tratados como crianças. Recentemente foi proibido fumar em todos os locais públicos na Bélgica e a fotógrafa achou que essa sessão de fotos viria bem a calhar nesse momento antitabagismo que o mundo vive hoje em dia.

A intenção não é fazer com que as pessoas parem de fumar,simplesmente ao ver essas fotos e sim tentarmos descobrir o por que o cigarro causa tanta atração nas pessoas, mesmo sabendo o quão prejudicial ele é. Sabemos que a nicotina é viciante, mas além dela, existe todo um estereótipo que também causa uma atração singular.

Sim, essas imagens chocam e realmente não sabemos se ela conseguiu fazer as pessoas repensarem seus atos após ver as polêmicas fotografias, mas aqui vai um lembrete: Não foram usados cigarros de verdade durante a sessão de fotos. Elas seguraram incensos ou queijos e os cigarros foram digitalmente acrescentados posteriormente.

FOTOGRAFIAS DE PERSPECTIVAS FORÇADAS:

Perspectiva forçada é uma técnica que emprega ilusão de ótica para fazer um objeto parecer mais distante, mais perto, maior ou menor do que realmente é. Ele é usado principalmente na produção de filmes, fotografia e arquitetura. Ele manipula a percepção visual humana através do uso de objetos em escala e a correlação entre eles e o ponto de vista do espectador ou a câmera.

Mas não precisa ser um profissional para usar esse tipo de técnica. Com uma câmera nas mãos, você consegue obter fotografias de perspectiva forçada num passe de mágica. Se você viu as imagens de perspectivas forçadas que postamos, veja essas novas fotografias, para quem sabe dar aquela inspiração.

A MODA DE TIRAR FOTOS SEM CABEÇA:

A onda de tirar fotos com a ilusão de ótica de decapitação (Horsemaning) virou moda entre os usuários do facebook. Para conseguir esse efeito é necessário, pelo menos 2 pessoas, um para ser o corpo e outro para ser a cabeça.

Dê uma olhada em algumas fotos criativas:

ARTE DE RUA - EXÉRCITO DE LEGO EM 3D

Leon Keer é um ilustrador de ruas de origem holandesa, que fez um belo trabalho, juntamente com o Planet Street Painting para o Sarasota 2011 Chalk Festival na Flórida, Estados Unidos. O desenho foi inspirado no famoso exercito chinês de terracota do imperador Qin Shi Huang.

Os soldados de lego foram usados como modelos e foram pintados no chão e o que mais impressiona no desenho é o efeito tridimensional, cercado com uma grande riqueza de detalhes de cair o queixo. Realmente uma obra espetacular de Leon Keer. Conheça outros trabalhos de Leon Keer na página do artista no flickr

PERUCAS DE VEGETAIS:

Misturando a nova era da sustentabilidade com a criatividade dos japoneses, só poderia dar nisso: Até peruca de verduras e flores eles inventaram. O autor dessas perucas ou chappeus é o artista japonês Takaya, de 36 anos, que antes de se tornar um artista floral em 2004, era do ramo da culinária.


Logicamente, a arte de enfeitar os cabelos das mulheres já é muito antiga, mas convenhamos que não é comum vermos pessoas com uma coroa de brócolis na cabeça ou com a cabeça enfeitada com arranjos de flores ou certos vegetais crus como rabanete, pimentão em cascata. E tudo fresquinho…
Ah, e a montagem da peruca ou arranjos não é pré fabricada, é feita junto com o cliente, ou seja, sob medida para que tudo fique impecável e de acordo com o estilo e personalidade do cliente, que pode ser tanto homem ou mulher. segundo o artista, suas perucas ou arranjos, são bastante requisitadas em eventos e cerimônias como casamento por exemplo.

O que achou dos arranjos e perucas do artista Takaya? Teria coragem de usar algo parecido? \(^.^)/. O bom é que na hora que a fome apertar é só puxar para baixo um rabanete ou um gomo de brócolis e assim forrar o  estômago. Visite o site do artista Takaya para conhecer seu trabalho.

Bom gente, vou indo, mil beijos da Mani







Nenhum comentário:

Postar um comentário