sexta-feira, 4 de maio de 2012

Coisas muitas coisas... [22] - Versão Mani

Oi gente!
Tudo bomm??

Comigo tudo ó t i m o

Vamos ao que interessa!

~~temas~~

-Stop Motion para a Kia Picando com unhas postiças
-Tama, a gata de 10 milhões de dólares
-Ambigramas criativos
-Propagandas criativas do MC Donalds
-Animais de estimação se transformam em joias
-Estratégias de marketing bizarras e criativas

Stop Motion para a Kia Picando com unhas postiças - Tema 1:



Olha que incrível esse Stop Motion de um anúncio da Kia Motors para o novo Kia Picanto 2012. Com certeza não foi uma tarefa das mais fáceis, já que levou 1200 vidros de esmaltes para pintar 900 unhas postiças. Cada unha levou duas horas para fazer e gastaram 25 dias e 25 noites para terminar esse trabalho, que é a primeira stop motion com unhas já feitas até o momento.




O resultado ficou magnifíco e realmente se obteve uma verdadeira animação na unha. Além de tudo ter se encaixado perfeitamente, o legal foram as várias características detalhadas, tudo na ponta de um dedo. Este comercial veio a acalhar, especialmente para o público feminino que são as que mais adoram unhas bem feitas e também são as maiores consumidoras de pequenos veículos como o Kia Picanto.




Tama, a gata de 10 milhões de dólares - Tema 2:



Se o fato de um gato levar o título oficial de chefe da estação já é surpreendente, imagina descobrir que esse mesmo gato denome “Tama” acabou impulsionando a economia de sua região, trazendo mais de 1 bilhão ienes (cerca de 10 milhões de dólares)? Parece mentira não é, mas essa história é real.

O mais incrível é que Tama, era um gato de rua e vivia nos arredores de uma estação da Linha Kishigawa, localizado em Kinokawa, Província de Wakayama. Certo dia, devido à crise, a companhia ferroviária responsável pela estação, a Waykayma Electric foi forçada a demitir seus funcionários devido ao corte no orçamento e assim reduzir os custos.
Desde que o gato Tama escolheu fazer do Kishi Station sua nova casa, as coisas não só melhoraram para ele, como também para a empresa de trem, que estava passando por sérias dificuldades financeiras. A empresa, a beira da falência resolveu adotar o gato e transformou-o em um verdadeiro amuleto da sorte.
Resolveram nomear o felino em Janeiro de 2007 como o chefe da estação Kishi e desde então, as autoridades ferroviárias disseram que o tráfego de pessoas na estação aumentou, cerca de 55.000 pessoas a mais do que era antes do gato ser nomeado. Afinal, um caso inusitado como esses não poderia deixar de atrair uma grande quantidade de curiosos..
Desta forma, conseguiu melhorar a receita global da empresa, pois impulsionou o turismo da região, já que muitas pessoas vinham de lugares distantes somente para conhecer e tirar fotos do gato vestido à caráter com roupa e chapéu característicos de um verdadeiro “Chefe da Estação”.

Além de ter ajudado a movimentar o turismo, Tama também se tornou o gato propaganda da empresa e sua imagem foi associado a muitos produtos como cartões postais estilo um álbum com muitos dos seus retratos, que levou o nome de Diário de Tama, o chefe da estação, além de um DVD com o mesmo nome.
Quer conhecer o Tama, o gato da estação de Kishi, que ficou famoso e é chamado de o gato que vale 10 milhões de dólares? Assista ao vídeo abaixo com uma reportagem da CNN (em inglês).



Ambigramas criativos - Tema 3:

Sabe o que são ambigramas? Ambigramas são representações gráficas de uma palavra que ao ser invertida ou rotacionada, representa a mesma palavra, ou dá origem a uma nova palavra. Podemos fazer essas representações através de imagens também, que ao serem invertidas ou rotacionadas dá origem ao mesmo desenho ou a outro.

O logotipo do “Danup” na imagem acima é um ambigrama, isto é, ao ler a palavra de trás para frente, teremos a mesma palavra.
Nessa imagem abaixo por exemplo, podemos ver a palavra amor:

Invertendo a imagem de baixo para cima, ela se torna a palavra Love.

Esse outdoor do goleiro Oliver Kahn criado para o evento de WC2006 Alemanha é um bom exemplo de Ambigrama, utilizando imagens. De frente ele representa essa imagem:
De costas, ele representa essa imagem:
Existem vários estilos de ambigramas, os simétricos e os não simétricos. Os não simétricos geralmente representam palavras que se torna outra palavra, quando invertido e rotacionada, não só a palavra em sim, mas também o background de fundo. Veja o exemplo abaixo com a palavra Optical:
Ao invertermos o fundo, damos origem a uma outra palavra: Ilusion.
A palavra da xícara também pode ser lida de duas maneiras, quando invertida:
Na camiseta, a palavra Love (amor) se torna Hate (ódio) quando vista no espelho.

Propagandas criativas do MC Donalds - Tema 4:

A empresa de Fast Food McDonalds iniciou-se em 15 de abril de 1955, em Illinois, e desde então foi uma grande jornada de sucesso, se tornando a maior franquia do mundo. Hoje já existem mais de 31.000 restaurantes da rede em todo o mundo, empregando mais de 1,5 milhão de pessoas.

Ronald bebê - Pelo ilustrador Sumonto Ghosh em Leo Burnett, Nova Deli, Índia
A cadeia de Fast food Mcdonalds servem como um grande modelo para qualquer negócio em potencial, especialmente pelo seu dinamismo, que conseguiu surpreender o mundo inteiro, pois mesmo após mais de 50 anos, continua a ser popular e a manter seus preços baixos.

Publicidade de Filet-O-Fish pelos ilustradores Flavio Zanni e Mohammed Bahmishan, Arábia Saudita
Como toda grande empresa, o foco sempre é a publicidade, que ajuda e muito a manter seus consumidores fieis e nisso o McDonalds sempre se empenhou. Isso já é provado na escolha das cores da marca e do logotipo, já que o vermelho e o amarelo são cores poderosas no que diz respeito à publicidade.

Publicidade do Veggieburger pelo ilustrador René Lamberti, Alemanha
Segundo a história da empresa, as cores foram escolhidas por causa das cores do ketchup e mostarda e foi uma escolha que deu certo, afinal a dupla acende faíscas de fome no nosso cérebro.
Publicidade Wi-fi - À esquerda pelo ilustrador Matt Eastwood, Austrália. À direita pelo ilustrador Patrik Danielsson, Dinamarca
Além disso, para garantir o sucesso da marca, a empresa contrata os melhores dos melhores no ramo da publicidade para cuidar das suas campanhas publicitárias. São esses profissionais que são responsáveis pelas ilustrações, pelo áudio, pelos vídeos, que além de criativos, podem ter um quê de engraçado, ou até engajado em alguma causa social.

Publicidade Mc donalds pelo ilustrador Toby Talbot, Nova Zelândia
Como dizem…a propaganda é a alma do negócio! Veja algumas que reunimos aqui provenientes de diversos lugares do mundo!

Publicidade Outdoors 200m-197m pelo ilustrador Jesper Schmidt, Dinamarca

À esquerda: Publicidade Milkshake real pelo ilustrador Jukka Mannio, Finlândia. À direita: Publicidade Free Coffee por Bryan Collins, Rob Sweetman, Canadá

Publicidade Jornal Café da Manhã pelo ilustrador Andreas Dahlqvist, Suécia

À esq: Publicidade Mc Donalds 24 horas pelo ilustrador Hans Sipma, Canadá. À dir: Publicidade Acorde com um Coffee Roast Premium por Enrique Faillace, EUA



Animais de estimação se transformam em joias - Tema 5:

Só quem tem e ama um animal estimação, sabe como é a dor de perder um. Para abrandar o coração dos donos que perderam seus animais, diversas empresas estão oferecendo uma nova maneira de imortalizar seu cãozinho ou gatinho de estimação, transformando-o em uma magnífica joia, mais especificamente, um diamante.

A técnica utilizada para isso é submetendo os restos mortais do seu bichinho, especialmente os pelos à um calor extremo, até que seja transformado em carbono, que posteriormente será transformada em um diamante. Bom, mas é claro que isso só vale para os donos muito ricos, afinal, não deve ser nada barato.

Algumas pessoas, podem achar isso um pouco mórbido, e dizer, que a recordação deve estar em nossa mente e em nosso coração, mas de qualquer forma, não podemos negar que se trata de uma maneira interessante e diferente de imortalizar os bichinhos.
Essa tendência está crescendo muito lá fora, especialmente no Japão, onde vem ganhando bastante popularidade. O lema é ” Os diamantes são para sempre “. Lá, fazer túmulos com lápide, com as cinzas dos animais de estimação já é comum, e não é barato, caso o dono resolva gravar o nome do animal.

Agora, para fazer uma joia, sai em torno de 3 mil dólares em média e já existem centenas de empresas e joalherias se especializando nessa técnica, como é o caso doDNA2 Diamonds.
Agora, se você é uma pessoa de poucas posses, mas mesmo assim quer imortalizar seu bicho de estimação de alguma forma, então poderá recorrer aos serviços de alguma empresa como a L-Born, em Shiga, que mistura as cinzas do animal com argila para produzir pulseiras, colares, porta retratos e até mesmo lâmpadas ou qualquer outro objeto que a pessoa quiser.

Para o seu novo ofício, o fundador diz que se inspirou em um romance de Namida Tsubo, onde um homem mistura as cinzas de sua esposa morta com barro … e então faz um vaso, para imortalizá-la. E você? O que acha de usar as cinzas do seu bichano para tê-lo eternamente?

Estratégias de marketing bizarras e criativas - Tema 6:

Como sabemos, o marketing é a alma do negócio e nesse mundo tão competitivo, os empresários querem se destacar dos demais, promovendo publicidade criativas, ao mesmo tempo que diversas pessoas também colaboram de forma criativa para divulgar a publicidade de diversas empresas. Veja algumas delas:

Publicidade em pixels


Essa não é tão recente, foi em 2005, mas foi uma ideia simples porém genial. Na Inglaterra, um estudante de 21 anos chamado Alex Tew lançou o “Million Dollar Homepage”, onde ele vendia os pixels para anúncios.
Na época, por ser uma ideia inovadora, atraiu uma enorme cobertura da imprensa, e ganhou mais de 1 milhão de dólares em questão de meses. O último espaço na página foi de 38.100 dólares. Depois dele, muitos copiaram sua ideia, mas quase nenhuma fluiu pois a proposta já não era mais novidade. Viu como originalidade é tudo?! \(^_^)/
Veja o site Million Dollar Homepage

Publicidade no queixo:

O chinês Chang Du, 47 anos, tem um queixo gigante devido a uma doença, que começou com uma espinha pequena dentro da boca há 5 anos atrás e hoje está maior que uma bola de tênis. Ele ofereceu o espaço em seu queixo para que alguma empresa possa usá-lo em alguma propaganda publicitária.
Apesar de se dizer um homem tímido e que raramente sai de casa para não assustar as pessoas, o chinês diz que essa foi uma ideia que teve para conseguir dinheiro para poder fazer a cirurgia para a remoção do caroço, que custa 5.000 libras esterlinas e assim seu queixo retornar ao tamanho normal.

Publicidade nos peitos


Anjo Brammer, 27 anos colocou à venda no site Ebay, um espaço publicitário na parte superior dos seus peitos tamanho GG. E por incrível que pareça o espaço foi comprado pelo site de jogos Golden Palace.com por 422 libras. Foi feito então uma tatuagem temporária em Anjo Brammer com o nome do site, o qual ficou por 15 dias, enfeitando o colo da moça.

Publicidade na urna de cinzas


O comediante Aaron Jamison está com câncer e para reduzir os gastos com o seu futuro funeral, Aaron resolver vender um espaço publicitário na caixinha onde irá conter as suas cinzas. Dois anúncios já foram comprados pelo PETA, Organização de Defesa Ética pelos animais no valor de 800 dólares.
Um dos anúncios diz para deixar de comprar animais de raça e adotar animais abandonados e o outro é um boicote à rede KFC, onde pede para as pessoas não comerem mais lá em preservação às galinhas mortas no preparo dos lanches.

Publicidade na testa


Karolyne Smith é outra doida que resolveu leiloar um espaço publicitário em sua testa com uma tatuagem permanente, e mais uma vez o site de jogos online Golden Palace.com comprou o espaço por 15 mil dólares para ter o nome do site para sempre gravado na testa da moça. Karolyne diz que fez essa loucura para arrecadar dinheiro para investir na educação do seu filho. Doidinha ela não?

Publicidade em mendigo


O produtor de cinema David Permut resolveu aplicar uma publicidade diferente e barata. Pagou 100 dólares à um mendigo para segurar um cartaz do seu novo filme Youth in Revolt. Segundo o produtor esse método além de barato é bem eficaz, já que o mendigo vive na esquina das ruas San Vicente Blvd. e Wilshire Blvd, uma das mais movimentadas de Los Angeles. Mão de vaca ele hein.

Publicidade na gravata de casamento


Um noivo romeno, Tudor Ciora, está vendendo espaço publicitário em sua gravata de casamento com o intuito de arrecadar dinheiro para comprar um carro para sua esposa. Cada espaço corresponde a 1 cm quadrado da peça e os preços variam dependendo do local onde for o anúncio, podendo ir de 10 a 0 dólares o cm quadrado. Do que o amor é capaz né não?

Gostaram das novidades?
Beijo
M@ni



Nenhum comentário:

Postar um comentário